quinta-feira, 30 de abril de 2009

É do Brasil, sil, sil, sil...






Mais uma vez, os brasileiros deixam seu talento registrado além-mares!

A revista espanhola "Miniaturas - Construcción e Coleccionismo", em sua edição de número 125, traz uma matéria sobre uma miniatura única projetada e construída pelos miniaturistas Pépp & Órson, diretamente de seu Atelier em São Paulo.

Trata-se de um Shopping Center completo (traduzido para o espanhol como "Centro Comercial")!

Eu mesmo acompanhei parte deste projeto: os artistas utilizaram um belíssimo móvel antigo no qual era embutida uma vitrola. As peças foram retiradas e deram lugar às mini lojas com incontáveis detalhes.

Infelizmente, a miniatura foi encomenda de uma cliente que mora fora do país e faz parte de sua coleção particular. Assim sendo, a trabalho só pode ser admirado por fotos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Uma visão geral...



Falando um pouco mais sobre ambientação, trago pra vocês algumas imagens da minha sala de estar, parte da Casa de Bonecas em escala 1/12.

Este é um ambiente com predominância do vermelho, bastante carregado visualmente. Como a casa reproduz ambientes do período vitoriano (Inglaterra da segunda metade do século XIX e início do século XX), esta era uma cor bastante usada, bem como era usada certa dose de excentricidade na decoração.

Neste período, em ambientes como este, era muito comum encontrar paredes completamente lotadas de quadros (de gosto, muitas vezes, bastante duvidoso!). Era difícil conseguir ver o papel de parede, totalmente coberto pelas obras de arte separadas por pequenos espaços. Diferentes molduras, nenhuma preocupação com combinação de cores ou tamanhos.

Lembrando que este é um ambiente para receber visitas, alguns itens logo se destacam: sofá, cadeiras, licores à disposição, um gramofone para ouvir as novidades da música... Mas vale também lembrar que este era mais um dos ambientes que reuniam a família, como nos momentos em que as notícias chegavam por meio do rádio (sobre uma mesinha, à direita da imagem), uma novidade que encheu os lares com informação e entretenimento.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Operação Cenoura: PRIMEIRA Colocada!






Os 35,90% dos votos do grupo Nação Minimaníaca renderam à miniaturista de São Paulo, Ivani Grande, o prêmio de Primeira Colocada no desafio Operação Cenoura! O trabalho foi muito elogiado por todos considerando a destreza na produção de todos os itens que compõem a miniatura e o movimento lúdico da peça. Veja agora o que a grande (até no nome) ganhadora tem a dizer:


" Já que temos que falar algo sobre a Páscoa ou como festajávamos, tenho que dizer que OVO DE PÁSCOA enquanto eu era criança em minha casa não tinha, nem mesmo aqueles pintados, ovo de galinha... acho mesmo que nem sabia o que era Páscoa, vivíamos um mundo diferente, morava lá onde o Judas perdeu as botas e ovo de Páscoa nem em sonho...

Na casa de uma tia tinha ovos de Páscoa e lá íamos nós, toda a criançada comer um pedaço de chocolate, era uma festança mas não me lembro de ser algo que tenha me marcado, nem lembranças boas e nem ruins... enfim cada criança vive seu mundo e um é diferente do outro e o meu foi maravilhoso mesmo sem ovos de Páscoa...

Quanto ao meu trabalho, fiz pra comemorar a Páscoa com todos vocês e partilhar um bom momento aqui... e gostaria de afirmar, como minha amiga Betinha disse, Páscoa é renovação e temos obrigação de sermos mais unidos, renascer a cada dia pra sermos melhores... pude mostrar no meu trabalho a confraternização, uma família de coelhos trabalhando unidos, todos em prol da pascoa...

Em primeiro plano temos a frente da casinha, um coelho segurando a escada pra que seu companheiro possa subir com segurança... um colhendo cenouras e o outro olhando como estão os preparativos dentro da casa.

Voltando nossos olhos pro interior temos a bagunça toda feita... coelhos na mesa fazendo e aprontando com cenouras... fiz até mesmo o tão famoso bolo de cenoura... ou melhor, os coelhos fizeram... todos eles se ajudando mutuamente... enfim coloquei aqui em meu trabalho o que de verdade é a renovação. Acredito que seja a UNIÃO de TODOS e assim que devemos preservar nosso grupo e nossos amigos... "

Operação Cenoura: Segunda Colocada!



A segunda colocada no desafio da Operação Cenoura conquistou 34,62% do eleitorado do grupo Nação Minimaníaca!

Rose Gambini é uma miniaturista da cidade de São Paulo e já foi premiada em outro de nossos concursos: a Operação Jingle Bells! Veja o que ela diz sobre a concepção de seu projeto:


" Quando era pequena, eu adorava brincar de bonecas e casinha, ficava horas brincando. Eu coloquei na minha cabeça de, em alguma hora, (se eu ficasse de olho) eu iria ver um personagem fugir de algum livro ou revista.

Tinha certeza de que ainda capturaria um "anãozinho" fugidio, cuidaria e brincaria com ele para o resto da vida... como as ilustrações de livros, gibis e revistas são e eram pequenos, então eu achava que todos eram anõezinhos.

Desde aquela época, eu já gostava de miniaturas e nem sabia (além de que, sou do signo de virgem, ou seja, todo virginiano adora miniaturas... Também achava que tudo era verdade... e ainda acho, ou seja, que os coelhos fazem os ovos, que os duendes fazem os presentes no Natal para o Papai Noel trazê-los para a gente, que a gente não pode apontar o dedo para as estrelas que nasce uma verruga na ponta do dedo (isso, eu tenho uma prova viva, pois mesmo assim, apontava para as estrelas e até hoje tenho uma verruga na ponta do dedo, que me dificulta o manuseio de Fimo, pois ela sai "carimbada" em tudo que é lugar... é quase uma assinatura que eu removo toda hora... maldita hora em que eu tinha que contar as estrelas e apontar para elas!!!)

Então, resolvi trazer um pouco da minha infância neste projeto e mostrar como os coelhos entram e saem de nossa vida na época da Páscoa.

Quanto à ambientação, tem um fato engraçado, pois o livro que utilizei no projeto era um daqueles 'livros de metro' que as editoras lançam de vez em quando. Este livro é o 'Crime e Castigo' de Dostoievski, então, de 'Crime e Castigo', ele se transformou em 'Alegria e Fantasia'...

Encapei o livro com duas folhas de scrapbooking, colei uns adesivos e letras para fazer o título....... tudo isso para tirar aquele 'ar de tragédia' do livro. Os ovinhos são de Fimo (branco + cor, mal misturados para ficarem marmorizados). Os dois coelhos são brinquedos de crianças (tive sorte de estarem na escala)... aliás, deixo um protesto: Não existem coelhinhos na escala 1:12 no Brasil... procurei em vários lugares, e só achei estes (tive que comprar uma fazenda inteira de bichos, só por conta dos dois coelhinhos... mas tudo bem, vou brincar com os outros animais também!)

Para a rampa do caminho, utilizei isopor, completei com guardanapos e cola branca e fiz o acabamento com massa relevo. As folhas do livro, foram impressas no computador e coladas na parte central. As cestinhas, foram feitas com um 'anel' de papelão e forradas com um barbante rústico e cola, e com o mesmo barbante, colei uma alcinha.

As cenouras, modeladas uma a uma... enfim, não tem muito segredo não, acho que foi mais a imaginação que trabalhou. Mais uma vez, obrigada pela oportunidade e pelos elogios, eles nos incentivam a sempre continuar fantasiando. "

Operação Cenoura: Terceira Colocada!


Nossa terceira colocada na Operação Cenoura, com 12,82% dos votos do grupo, foi a Cristina Freitas, miniaturista de Maringá no Paraná. Abaixo, ela fala um pouco sobre sua inspiração para produzir a miniatura:


"A minha peça retrata a cozinha da minha casa quando eu era criança, mostrando que eu andei abrindo uma barra e comi uns bombonzinhos escondida ('espero que minha mãe não veja').

Eu sempre comia mesmo e jogava os papéis no cesto do banheiro... Se minha mãe perguntasse eu colocava a culpa no meu irmão mais novo!!!

Minha mãe comprava poucos ovos, a maioria das vezes só dois, um pra mim e um pro meu irmão. Pra dar uma incrementada ela comprava muito chococlate em barras e bombons. Ela até fazia uns ovos caseiros pra dar mais beleza para as cestinhas.

Por isso só fiz dois ovos de marca e os outros caseiros... Sempre havia uma mesa onde ela trabalhava duas cestas de páscoa uma de cada filho, mas que a gente comia tudo em família mesmo. Meu irmão era super "morto de fome" e comia quase tudo de uma só vez, depois quase morria de dor de barriga!

...coitado do meu irmão, ele devia é estar ansioso, afinal não havia provado nenhum chocolatezinho e eu já estava com a pança açucarada!

Coloquei na mini MM's e Ferreros pois são meus chocolates favoritos hoje. Mas quando eu era criança não conhecia esses chocolates. Os chocolates que comíamos eram Neugebauer, meus favoritos eram o bombom Amor Carioca e os confeitos Bib’s. "

Operação Cenoura!


Nosso grupo de e-mails Nação Minimaníaca, mais uma vez, lançou um desafio aos seus participantes: os trabalhos teriam como tema principal "a Páscoa" e seguiriam algumas regras básicas.

O resultado foi um show de criatividade e trabalhos de altíssimo nível! Os participantes do grupo fizeram uma votação para decidir quais seriam os 3 melhores trabalhos.

Os trabalhos e um pouco do que pensam os miniaturistas que os produziram, você vê em minhas postagens seguintes. Divirta-se!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

E o protesto, no que está dando?


Depois de todo o barulho feito pelos miniaturistas brasileiros, como você pode ver clicando aqui, a imprensa paulista resolveu dar algum crédito ao assunto.

A Revista Veja São Paulo publicou no último dia 18 a nota que pode ser lida acima, falando um pouco sobre a possível perda de um espaço cultural importante para a cidade de São Paulo. Confiram!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ela esqueceu isso aí?



Voltando a falar um pouco sobre ambientação de objetos na miniatura, escolhi essa foto que tirei da cozinha da minha casa de bonecas.

Repare: as cadeiras foram dispostas assimetricamente e uma sacola de compras está sobre uma delas.

Essa disposição proposital se pauta na idéia, já tão falada em nosso blog, de fazer parecer que alguém passou por aquele ambiente e ainda está por perto.

Sobre a mesa, estão frutas, ovos, flores... a imaginação do expectador pode criar diferentes estórias sobre o que teria acabado de acontecer: ela comprou flores, talvez tenha acabado de chegar da mercearia ou está de saída para comprar algum item que falta para uma receita?

Aliás, outro detalhe que merece destaque é esta miniatura tão detalhada feita por uma miniaturista de São Paulo que traz uma tábua de madeira com uma receita de torta de maçãs verdes em andamento. Por si só, a magia do movimento e da imaginação está nela contida, não acham?

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Clima frio e miniaturas. O que isso tem a ver?




Para maníacos por miniaturas, a chegada do frio torna-se mais uma desculpa para ter um contato ainda maior com o mundo do miniaturismo!

Aliar uma agradável viagem com a família ou amigos nessa época do ano e miniaturas pode ser uma grande pedida!

A dica de hoje vai de encontro a este objetivo, então, quem ainda não conhece as Serras Gaúchas pode se surpreender em saber que na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, exista um parque onde se pode apreciar um belíssimo conjunto de miniaturas ao ar livre!

São vários prédios famosos por sua arquitetura em todo o mundo reduzidos à escala 1/24, dispostos às margens de mini lagos, mini ferrovias, chafarizes e montanhas. Vale muito a pena conhecer o Mini Mundo!

O Parque fica aberto das 10h até às 17h, todos os dias.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Objetos aparentemente sem valor...



Outra dica interessante pra quem quer ampliar a coleção de brinquedos em miniatura é usar aqueles apontadores de ferro antigos que, atualmente, são facilmente encontrados inclusive com vendedores ambulantes nas grandes avenidas de São Paulo por cerca de R$10,00 a unidade.

Basta fazer uma pequena "reforma" no objeto e logo ele poderá fazer parte da sua coleção!

Neste caso em específico, utilizei um apontador em forma de piano. Ele pode ser utilizado como brinquedo na escala 1/12.

Depois tampar com massa corrida o orifício da lateral por onde entraria o lápis a ser apontado e 2 ou 3 demãos de tinta branca (tomando o cuidado de proteger o teclado que é feito em plástico com uma fita crepe), ele já se está bem interessante.

Pra finalizar, pequenos toques de dourado nos relevos da peça dão aquela aparência art decó tão interessante! Pronto!

Agora, procure por estas peças em sua cidade e divirta-se!

Dica: Algumas feiras de antiguidades e antiquários costumam ter estas peças jogadas pelos cantos e são vendidas por ninharias...

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nova exposição no interior paulista!


O Projeto Art em Miniatura faz mais uma parada no interior paulista.

Desta vez, quem recebe a exposição é o Shopping Piracicaba entre os dias 3 e 17, com o "objetivo de fomentar o setor do miniaturismo, não só mudando e criando um novo conceito sobre nossa arte, mas abrindo oportunidade de negócios", segundo os organizadores.

Vale a pena conferir!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia de vender o “peixe” no Nação Minimaníaca!


O grupo de e-mails Nação Minimaníaca cria, a partir de abril, o Dia de vender o “peixe”!

Miniaturistas profissionais de todo o país, incluindo sites especializados em produtos para o miniaturismo, poderão oferecer seus produtos ao grupo 1 vez por mês.

Com isso, o grupo passa a contar com ofertas exclusivas para seus participantes! As primeiras ofertas serão divulgadas já na próxima sexta-feira (dia 03). Não perca esta oportunidade!

Quer participar do grupo? Clique aqui!