quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Azulejando mini ambientes...

Imprima! Existem sites especializados em printables (imagens de objetos já em escala que podem ser impressas, imitando o material original). Você pode encontrar imagens de azulejos e juntá-las num programa de edição de imagens até ter azulejos suficientes para cobrir a parede de um mini ambiente.
Alguns dias atrás recebi o contato da Elisabete, aqui no Nação Minimaníaca blog, e ela me perguntava sobre um material plástico que usei para recobrir as paredes da cozinha da minha casa de bonecas, o qual imita perfeitamente azulejos. Para ver o que escrevi sobre este material, clique aqui.

Este material normalmente é importado, mas durante algum tempo, havia lojistas no Brasil que estavam produzindo este tipo de coisa, mas acho que as vendas de miniaturas por aqui não são muito grandes e isso acabou desestimulando a produção de itens mais sofisticados.

De qualquer forma, pensei em trazer algumas dicas para substituir:

- Imprima! Existem sites especializados em printables (imagens de objetos já em escala que podem ser impressas, imitando o material original). Você pode encontrar imagens de azulejos - desde os mais modernos até aqueles mais antigos e cheios de detalhes - e juntá-las num programa de edição de imagens até ter "azulejos" suficientes para cobrir a parede de um mini ambiente. Imprima, cole, e faça o acabamento com plástico adesivo transparente ou verniz. Faça um teste antes de usar acabamentos líquidos para não correr o risco da tinta da impressora virar um grande borrão!

- Fotografe! Azulejos que você gosta também podem ser fotografados e impressos como descrito acima. Seu trabalho será completamente personalizado!

- Faça vincos! Para completar a idéia acima, você pode fazer vincos usando uma régua de aço e um boleador pequeno (ou ponta de tesoura ou uma faquinha). Posicione a régua nas linhas que dividem os azulejos na horizontal e na vertical, passe o objeto pontiagudo e veja o resultado que vai dar realismo ao trabalho, parecendo os rejuntes dos azulejos. Essa dica pode ser usada sobre madeira ou sobre papelão.

- Use pastilhas! As pastilhas podem ser facilmente encontradas na medida de 1cm x 1cm em casas especializadas em material para mosaicos. Cole uma a uma sobre a base que servirá como parede do mini ambiente, utilizando uma régua de aço como delimitador. Isso vai evitar que os "azulejos" sejam colados de forma irregular e você odeie o trabalho final!

- Substitua por papel de parede! Os papéis de parede são uma grande idéia. Você pode usar sobras de papel de parede de verdade, principalmente aqueles que não têm estampas fora de escala, mas aqueles que são lisos, xadrezes, listrados, etc. Você também pode lançar mão de papéis usados para o scrapbooking, já bem conhecido no Brasil, nos quais se encontram facilmente estampas em perfeita escala miniaturizada, ou ainda, procurar por papéis de presente que sejam interessantes.

Cole decalques! Lembra do antigo decalque? Aquele papelzinho que você coloca na água 1 minutinho e a figura se descola do papel e cola em outra superfície? Ainda se encontram em algumas lojas este tipo de material. Eles podem ser colados de forma a imitar os motivos dos azulejos, principalmente se forem florais.

Espero que estas dicas sejam úteis, e se alguém tiver mais alguma idéia, deixe seu comentário!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Miniaturas e Política!

Na foto, vendedor mostra réplica do Duomo (catedral de Milão) em loja no centro de Milão nesta segunda-feira (14). Ela é semelhante à que teria atingido o premiê italiano.
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, foi agredido neste domingo (13), após a realização de um comício de seu partido, Povo da Liberdade (PDL), na Piazza del Duomo, no centro de Milão. O agressor foi detido e o premiê, com o rosto sangrando, foi levado para o hospital San Raffaele para tratar o ferimento.

Antes da agressão, Berlusconi tinha enfrentado verbalmente um grupo de opositores que gritavam "renúncia" e "palhaço" durante o comício.

Na foto, vendedor mostra réplica do Duomo (catedral de Milão) em loja no centro de Milão nesta segunda-feira (14). Ela é semelhante à que teria atingido o premiê italiano, Silvio Berlusconi, na véspera.

Por G1 (Globo.com) - Foto AFP

sábado, 12 de dezembro de 2009

Container pra quê?

Você já deve ter ouvido falar sobre a reciclagem de contâineres (aquelas caixas retangulares de ferro que são usadas para transporte de todo tipo de produto em navios) que alguns arquitetos e decoradores vêem fazendo nos útlimos anos. Alguns deles, estão fazendo fama com este tipo de trabalho que é politicamente correto e que tem uma preocupação ambiental bastante em voga.

É difícil saber quem começou tudo isso, mas são incríveis os resultados! Desde casas moduladas até estabelecimentos comerciais como cafés e restaurantes estão ambientados nestes espaços que eram considerados lixo até então. Para ver fotos e saber um pouco mais sobre o assunto, clique aqui.

Mas o que interessa saber é que existe um movimento de miniaturistas em alguns lugares do mundo bastante interessados em tudo o que é considerado moderno. Até então, o miniaturismo em escala 1/12 estava bastante focado em estilos como o vitoriano ou georgiano que remontam há séculos atrás. Entalhes e madeira eram considerados o auge em termos de beleza miniaturizada.


Pensando assim, o designer norte-americano Paris Renfroe criou os M112 Pods! São coloridos contâineres em escala 1/12 que podem ser sobrepostos (como aqueles em tamanho real) para criar impressionantes estruturas para miniaturizados e modernos ambientes.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Madurodam: um mini sonho!



Mais um inverno do outro lado do globo e mais uma vez a rota de turismo de muitos brasileiros passa a ser a Europa! O velho continente tem atrações para apaixonados por miniaturas e curiosos aos montes, então, se seu roteiro inclui os Países Baixos, não deixe de conhecer esta grandiosa atração!

O Madurodam é um parque  em Scheveningen, A Haia, que mantém miniaturizada a história da arquitetura da região à escala de 1/25 há mais de 57 anos, incluindo toda a região dos belíssimos canais que são alto ponto turístico holandês. São mais de 700 modelos!

A mini cidade foi iniciada por. B. Boon-van der Starp e o casal J.M.L. Maduro em homenagem a seu filho George Maduro, que faleceu lutando contra a ocupação nazista dos Países Baixos e, desde então, possui Prefeito e uma Câmara Municipal com candidatos eleitos entre os jovens da comunidade local. Todo este trabalho possui fundosocial e de caridade, contando com o patrocínio de empresas como Heineken e Coca-Cola.

E tudo por lá está em movimento! Moinhos de vento giram, lanchas panorâmicas fazem passeios pelos canais e trens modernos percorrem toda a cidade por uma das maiores ferrovias em miniatura do mundo!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mãos à obra!

William Robertson é o nome do criador deste inacreditável conjunto. Medindo pouco mais que 5cm, funcionam gavetas e tampas, como era de se esperar neste nível de trabalho, além da fechadura que também funciona com uma minúscula chave!A bem da verdade, muitos de nós sequer temos ferramentas suficientes em tamanho real para poder executar pequenos reparos em casa. Mas esta obra-prima em escala 1/12 miniaturiza uma incrível caixa de ferramentas, criando uma réplica perfeita do século 18!

William Robertson é o nome do criador deste inacreditável conjunto. Medindo pouco mais que 5cm, funcionam gavetas e tampas, como era de se esperar neste nível de trabalho, além da fechadura que também funciona com uma minúscula chave!

Pelo lado de dentro da tampa, pode-se ver a reprodução de etiqueta que foi minuciosamente impressa em papel que data do século 18!

Mas o mais difícil de acreditar é que todas as ferramentas funcionam! O serrote da imagem, por exemplo, possui 160 dentes.

O trabalho levou cerca de 1000 horas para ser concluído, o que equivaleria a mais de 41 dias trabalhando sem parar!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Re-Ment?

Inicialmente criadas para crianças colecionarem como se fazia com figurinhas no passado, rapidamente os Re-Ments se tornaram mania entre adultos colecionadores.

Você já ouviu falar em Re-Ment? Você precisa de um Re-Ment?


Bom, se você coleciona bonecas como a Barbie, Fashion Royalty, Momoko, Susie ou Blythe, certamente você precisa de Re-Ments!

Com estas miniaturas japonesas, em sua maioria na escala 1/6 (escala da Barbie), você pode criar cenários e tornar o mundo destas bonecas mais completo. São peças em plástico relativamente bem detalhadas e bastante coloridas (acessórios, roupas, bichos, comidinhas, doces, móveis, etc.) que costumam vir embaladas com 10 conjuntos diferentes, porém, relacionadas a um mesmo assunto.

Inicialmente criadas para crianças colecionarem como se fazia com figurinhas no passado, rapidamente se tornaram mania entre adultos colecionadores. Cada conjunto custa cerca de US$4 no Japão ou nos EUA e uma caixa fechada com os 10 conjuntos custa entre US$37 a 50.

Cada conjunto vem numa caixinha que não indica seu conteúdo! Chamam isso de "blind box" (caixa cega), exatamente como eram as figurinhas antigamente... Muitos lojistas acabam por abrir estas caixas porque a idéia de comprar miniaturas repetidas não deu muito certo. Então, se você prentende colecionar, não espere por caixas intactas!

Mas este segredo sobre o conteúdo da caixinha tem uma recompensa! É possível comprar uma que venha com uma miniatura especial de edição limitada como surpresa. O valor deste tipo de peça entre colecionadores é negociado como em leilões!

E no Brasil? Pouco são conhecidas e pouco se vende. Alguma coisa se encontra no Mercado Livre. Preços? Nem preciso dizer que vão nas alturas... mas se você começar a colecionar, prepare-se: logo você estará viciado!

Foto: Flickr de "Rezinha" (http://www.flickr.com/photos/pirulito/3945812793/)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Chocolate e miniaturas: deliciosa mistura!



O Chef de cozinha Bill Yosses conhece tanto as panelas parisienses quanto americanas muito bem! E ontem, apresentou algo bastante inusitado para apreciadores da boa culinária: uma réplica da Casa Branca feita com chocolate branco!