Este material normalmente é importado, mas durante algum tempo, havia lojistas no Brasil que estavam produzindo este tipo de coisa, mas acho que as vendas de miniaturas por aqui não são muito grandes e isso acabou desestimulando a produção de itens mais sofisticados.
De qualquer forma, pensei em trazer algumas dicas para substituir:
- Imprima! Existem sites especializados em printables (imagens de objetos já em escala que podem ser impressas, imitando o material original). Você pode encontrar imagens de azulejos - desde os mais modernos até aqueles mais antigos e cheios de detalhes - e juntá-las num programa de edição de imagens até ter "azulejos" suficientes para cobrir a parede de um mini ambiente. Imprima, cole, e faça o acabamento com plástico adesivo transparente ou verniz. Faça um teste antes de usar acabamentos líquidos para não correr o risco da tinta da impressora virar um grande borrão!
- Fotografe! Azulejos que você gosta também podem ser fotografados e impressos como descrito acima. Seu trabalho será completamente personalizado!
- Faça vincos! Para completar a idéia acima, você pode fazer vincos usando uma régua de aço e um boleador pequeno (ou ponta de tesoura ou uma faquinha). Posicione a régua nas linhas que dividem os azulejos na horizontal e na vertical, passe o objeto pontiagudo e veja o resultado que vai dar realismo ao trabalho, parecendo os rejuntes dos azulejos. Essa dica pode ser usada sobre madeira ou sobre papelão.
- Use pastilhas! As pastilhas podem ser facilmente encontradas na medida de 1cm x 1cm em casas especializadas em material para mosaicos. Cole uma a uma sobre a base que servirá como parede do mini ambiente, utilizando uma régua de aço como delimitador. Isso vai evitar que os "azulejos" sejam colados de forma irregular e você odeie o trabalho final!
- Substitua por papel de parede! Os papéis de parede são uma grande idéia. Você pode usar sobras de papel de parede de verdade, principalmente aqueles que não têm estampas fora de escala, mas aqueles que são lisos, xadrezes, listrados, etc. Você também pode lançar mão de papéis usados para o scrapbooking, já bem conhecido no Brasil, nos quais se encontram facilmente estampas em perfeita escala miniaturizada, ou ainda, procurar por papéis de presente que sejam interessantes.
- Cole decalques! Lembra do antigo decalque? Aquele papelzinho que você coloca na água 1 minutinho e a figura se descola do papel e cola em outra superfície? Ainda se encontram em algumas lojas este tipo de material. Eles podem ser colados de forma a imitar os motivos dos azulejos, principalmente se forem florais.
Espero que estas dicas sejam úteis, e se alguém tiver mais alguma idéia, deixe seu comentário!