segunda-feira, 19 de maio de 2008

Exposição de miniaturas em Curitiba


Chegar perto. Esse é o convite da artista plástica Rita Pires para sua exposição “Diálogos em Miniatura”, no hall da Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba. A mostra tem 34 obras - 12 caixas com mini-cenários de lojas antigas de Curitiba, 12 caixas com poemas e dez caixas com peças em tamanho natural e sua miniatura. A exposição tem entrada franca e permanece até o dia 23 de maio.

As peças construídas por Rita Pires utilizam os mais diversos materiais, madeira, cerâmica, papel, botões, presilhas ilhós, clipes, palitos... “Tudo que tem num armarinho ou é miudinho pode ser utilizado para compor os detalhes das minhas obras”, diz a artista, que já trabalha há quase 20 anos com pequenos objetos. Ela lembra que as miniaturas surgiram de forma natural e quase casual. “No começo eu fazia bordados e gostava de incrementar minhas peças com coisinhas miúdas”, recorda. Foi a partir daí que ela começou a criar um universo de obras mínimas. Com o tempo, o bordado sumiu e ficaram só as miniaturas.

Nessa exposição Rita vai apresentar sua produção mais recente, construída de 2006 em diante. São objetos de valor afetivo feitas a partir do olhar da artista sobre os detalhes de Curitiba. Isso pode ser notado principalmente na homenagem que ela faz aos comércios mais antigos da cidade, que funcionam há mais de 50 anos e ainda mantém uma atmosfera no passado da Capital.

De acordo com Rita, suas peças também materializam a poesia, ao aliar o pequeno objeto a versos de alguns poetas da Língua Portuguesa e brincam com a dimensão, ao colocar lado a lado as escalas real e diminuta.

Para a artista, a exposição vai proporcionar aos olhos de cada visitante, um passeio por detalhes e momentos de intimidade de seu cotidiano real e poético.

Diálogos em Miniatura: Hall da Secretaria de Estado da Cultura
R. Ébano Pereira, 240. De segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. Entrada franca.
Por Associação dos Artistas Plásticos do Paraná.

Nenhum comentário: