sexta-feira, 27 de março de 2009

E o pé direito na miniatura, como pensá-lo?


Em nosso grupo de e-mails Nação Minimaníaca, uma dúvida interessante fez uma das associadas pedir ajuda aos demais participantes. Achei que valia a pena falar deste assunto aqui no blog.

"Qual é a medida certa para o pé-direito de um cômodo que faz parte de uma casa em miniatura?"

Parte dos miniaturistas acredita que a medida mais acertada será obtida pela divisão do tamanho mais comum do pé direito em ambientes reais por 12 (para se chegar à escala 1/12).

Se dividirmos 3 metros (altura comum de pés direitos) por 12, chegaremos a uma medida 25 cm na miniatura. Num projeto em que a casa tenha 3 andares de estilo vitoriano, por exemplo, somando-se ainda o telhado em formato piramidal, teremos uma casa relativamente alta e que, observada pelo lado externo, talvez fique com um visual muito alongado, fora da realidade.

O kit que comprei para montar minha casa em miniatura veio com altura de 22 cm. Essas medidas se devem muito mais à tentativa de dispor vários cômodos harmoniosamente num projeto que à tentativa de seguir um padrão de escala perfeito.

Eu vejo a casa de bonecas como uma forma de vitrine para uma coleção de miniaturas e não como uma reprodução fiel da realidade (com todas as paredes, colunas de sustentação e portas internas que haveriam numa casa de verdade).

Eu acredito que se a reprodução da estrutura for 100% fiel à realidade, você estará trabalhando numa maquete e não numa miniatura, além de se correr o risco de ser obrigado a dispor um lindo móvel escondido atrás de uma parede, certo?


Se quiser, deixe seu comentário sobre o assunto!

Nenhum comentário: