domingo, 23 de agosto de 2009

A casa de bonecas mais famosa do mundo!

Imagem da casa sendo embalada para transporte em 1924.

A casa de bonecas Queen Mary foi construída na escala 1/12, e mede cerca de 3 metros de altura. Ela funciona normalmente, como uma casa real, tendo instalações hidráulica e elétrica, bem como funcionamento de dois elevadores. Foi projetada por Sir Edwin Lutyens e só foi concluída em 1924, quatro anos após seu início, em 1920.

Sempre foi muito comum dentro do colecionismo e miniaturismo a inserção de ambientes retratando a realidade, retratando cenas, momentos da vida real. E com a Queen Mary Doll's House não é diferente. A casa reflete perfeitamente a época em que está inserida, e muitas das peças são réplicas exatas das existentes no castelo de Windsor.

A idéia de criar uma casa de bonecas para a rainha foi da prima do Rei, a princesa Marie Louise. Após retornar para casa de uma visita pra o Rei e a Rainha no Castelo de Windsor, a princesa Marie Louise encontrou sua mãe e sua irmã montando uma coleção de móveis em miniatura para a Rainha Mary.

A Rainha Mary era conhecida como colecionadora de objetos em miniatura, incluindo Fabergé, móveis infantis em prata e outros exemplos de ‘tiny craft’ (artesanato minúsculo). Isso deu a idéia à princesa Marie Louise que pediu à sua família que fosse encomendada uma casa de bonecas, como presente para a rainha.

A Princesa Marie Louise tinha muitas relações no mundo das artes e convidou artistas e artesãos da época para contribuir com suas especialidades na casa criada como um presente para Queen Mary, mas também para servir como um documento histórico de como a família real vivia durante aquele período na Inglaterra.
Texto baseado no artigo "Queen Mary’s Dolls’ House" do blog Bonecas e Bonecas.

Nenhum comentário: