Nós adoramos miniaturas porque elas nos levam a um mundo imaginário cheio de fantasia! Mas as miniaturas vão muito além disso. Estou falando da nanotecnologia. Vejam a reportagem abaixo:
Pesquisadores israelenses criaram uma mosca robótica em miniatura que pode percorrer as artérias e veias do corpo para diagnosticar e tratar problemas, com um milímetro de diâmetro, pode entrar no corpo para, por exemplo, detectar artérias bloqueadas e entregar medicamentos em tumores.
Baseado na tecnologia MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems), o pequeno robô é direcionado por um imã controlado de fora do organismo. Seus minúsculos braços se agarram nas paredes das veias para que ele alcance a região desejada.
O laboratório pretende ainda adicionar uma câmera ao protótipo, o que possibilitaria terapias de radiação de curta distância, usadas principalmente para tratar câncer de próstata, pescoço e cabeça. O robô ainda deve ter seu tamanho diminuído em dez vezes, para tornar os tratamentos e diagnósticos ainda menos invasivos.
Por Info Plantão, do site Abril.com
Por Info Plantão, do site Abril.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário