segunda-feira, 9 de março de 2009

Seríamos ouvidos? Quem sabe você possa contribuir!


Olá a todos os Minimaníacos que estão sempre prestigiando nosso blog, mandando comentários, elogios e sugestões!

O ano de 2009 já se iniciou e ainda não havia conseguido um tempinho livre pra atualizar o blog, mas agora temos um assunto da maior importância sobre o qual gostaria de fazer alguns comentários.

A maioria dos miniaturistas conhece o Atelier Pépp & Orson que fica na região do Brooklin, em São Paulo, local onde acontece anualmente a FEBRAMINI entre outros eventos em torno do miniaturismo, arte alternativa emergente no Brasil.

Para os que já tiveram a oportunidade de conhecer o local, sabem da genuína paixão dos proprietários do Atelier pelas miniaturas não apenas como forma de artesanato mas como forma de expressão artística legítima.

No Atelier, entre peças de mobiliário antigo e decoração impecável, estão expostas miniaturas - criadas pelos artistas durante boa parte de suas vidas dedicadas ao trabalho de reproduzir em escala - que retraram períodos importantes da história da arquitetura e da decoração.

Destaque para os trabalhos com referência à arte Colonial, período de rara beleza e de mesclas que resultam em um estilo puramente brasileiro.

Quem ainda não conhece o Atelier, pode perder a oportunidade de fazê-lo pois o decreto nº 54.069 de 27 de fevereiro de 2009, assinado pelo Vice-Governador Alberto Goldman, em exercício no cargo de Governador do Estado de São Paulo, declara de utilidade pública a fim de desapropriação para implantação da Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo, assim se daria a demolição da casa que abriga o Atelier Pépp & Orson!

A notícia é um grande choque para todos os miniaturistas e amantes das artes em geral, pois a desabrigação de um acervo cultural deste porte é lamentável!

É claro que a implantação de uma nova linha do Metrô é um bem maior que visa atender os interesses de milhares de cidadãos e seu bem-estar, direito inegável ao qual jamais seria capaz de criar oposição, porém, sugeriríamos que o Atelier pudesse ser transformado em um Museu e integrado ao projeto da Estação do Metrô.

Esta idéia não apenas embelezaria parte da malha de transportes da cidade como levaria a arte para mais perto das populações que se utilizam do Metrô. O Atelier Pépp & Orson é parte do patrimônio cultural da cidade de São Paulo e é parte de sua história.

Se você pensa como nós do grupo Nação Minimaníaca e quer se juntar a este protesto, mande sua demonstração de indignação para:

- Metrô pelo endereço relacoespublicas@metrosp.com.br.
- Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) pelo endereço mailto:condephaat@cultura.
- Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) pelo endereço mailto:cmramos@sp.gov.br
- Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura pelo endereço ffaiola@sp.gov.br
- Ouvidoria da Secretaria de Cultura pelo endereço mailto:ouvidoria@cultura.sp.gov.br
Faça sua parte e ajude a manter a história do miniaturismo no Brasil viva!
Para conhecer o Atelier, clique aqui!

43 comentários:

Anônimo disse...

Esperamos que as autoridades competentes fiquem sensibilizadas com o nosso apelo e não permitam que seja destruído um acervo cultural deste porte.
O Brasil, o povo e os artistas merecem ser respeitados. Vamos preservar nossa história!!
Elisete Monte
Santos/SP

Kelly Espindola disse...

Faço minhas, as suas palavras...
Espero, como outros tantos amantes do miniaturismo, que possamos sensibilizar os órgãos competentes e que este acervo, por tudo que representa, seja preservado.
Kelly M de Espindola
Florianópolis/SC

Anônimo disse...

Espero que as autoridades e órgãos competentes possam se senbilizar e que um acervo cultural desse porte seja preservado.
Monica Terra Lima
Salvador/BA

nuria disse...

Esperemos que seja preservado esse patrimonio cultural. Que nossas vozes sejam ouvidas !!!!
nuria torrents

Leo Furtado disse...

Precisamos tornar esta situação pública (jornais, televisão, rádio, panfletos, etc...); para que todas as pessoas (não só os grupos de miniaturistas) e sim, todos os moradores de São Paulo e brasileiros em geral que valorizam suas tradições, história, patrimônio e cultura, possam se posicionar legalmente em prol desta opção da criação de um Museu integrado a esta obra. Qualquer estado gostaria de ter um Atelier e artistas como eles (representantes máximos da miniatura brasileira). Sugiro ainda que os Grupos de Miniaturas se unam em um projeto (documento devidamente assinado por todos) e entregue ao òrgão responsável.
Leo Furtado
Salvador - Bahia
http://miniaturasleofurtado.blogspot.com

Scrap Carioca disse...

esta foi a carta que mandei para alguns órgaos de cultura e relações publicas do Metrô SP

Prezados Senhores

Faço parte de vários grupos de miniaturistas no Brasil.

Esta é uma arte que está cada vez sendo mais valorizada no mundo.

Foi com grande tristeza que soube que o decreto de desapropriação nº 54.069 de 27 de fevereiro de 2009

atingirá o Atelier Pepp & Orson situado na Rua Professor DR José Marques da Cruz,nº49

onde se abrigam várias maravilhas em termos de miniaturas.

O acervo guardado lá é de um valor cultural imenso.

Neste local acontece anualmente a única Feira de Miniaturas do Brasil:a FEBRAMINI.

Sei da necessidade de se estender as linhas do Metrô e entendo perfeitamente.

Gostaria porém de que este acervo cultural fosse levado para um Museu de Miniaturas a ser erguido ao lado da futura estação .

Moro no Rio de janeiro e há anos vou a São Paulo para visitar o Atelier que é de um bom gosto incrível.

Várias obras foram realizadas na casa durante estes anos para dar ênfase a todo este material lá exposto.

Anônimo disse...

Amigos e amigas

Boa noite

Precisei de um tempo para digerir e pensar em uma estratégia em relação a desapropriação do atelie Peep&Orson.

Infelizmente nós não temos nenhuma associação que represente os nossos interesses como categoria , mesmo porque nós sequer somos reconhecidos como tal ( por enquanto rsrsrs) , mas por outro lado somos capazes de nos mobilizar por uma causa justa.
Sei que muitos estão enviando emails , correspondências para vários órgão e isto é muito bom ,mas é preciso que também nos unamos para termos força de reivindicação.

Eu não tenho como simplesmente chegar em uma autoridade e dizer " olha não desapropriem a casa do Pepp " no entando se eu for munida de um abaixo assinado a coisa muda de figura pois estarei falando em nome de muitas pessoas.

Para isto criei um abaixo assinado http://www.abaixoas sinado.org/ abaixoassinados/ 3977 que ficará a disposição para colher assinaturas até o dia 31 de março , pois assim colheremos o maior numero de assinaturas possíveis.

Apos esta data eu estarei entregando em mãos ao Governador de São Paulo José Serra - Secretario Estadual de Transportes Metropolitanos Josè Luis Portella - Presidente do METRO/SP José Jorge Fagali - Secretario Estadual da Cultura João Sayad o abaixo assinado junto com a nossa petição
Conforme eu disse ao Pepp , isto nau garante que vamos ganhar mas garanto que vamos fazer barulho.

Por isto peço a todos que assinem o abaixo assinado , convidem seus amigos , coloquem o link no seus blogs , sites ...

Para que ele seja reconhecido a pessoa tem que informar seus dados , mas fiquem tranqüilos que esses dados são sigilosos .

Beijos e vamos que vamos pra briga

Jussara Teixeira Marcelino

Anônimo disse...

O Brasil goza da fama de ser um país em que a cultura não tem valor; em que a arte é apenas para uns poucos privilegiados.

Isso não é verdade na medida em que as iniciativas culturais são apoiadas pelo poder público. Quando esse mesmo poder pensa em derrubar um acervo inestimável, um verdadeiro museu, ainda que em nome do bem da coletividade, sem procurar alternativas, pode-se então dar razão a quem fala.

Não se pense que o miniaturismo é um mero artesanato: quando se olha a obra dos mestres Pepp&Orson compreende-se que é uma verdadeira arte. O atelier é fruto de duas vidas dedicadas a um trabalho minucioso e quem o visita recebe uma aula de história, além de se maravilhar com a perfeição dos detalhes.

Só resta contar com a sensibilidade do Sr. Governador para encontrar um meio de não por abaixo uma jóia arquitetônica e inviabilizar por um longo período o acesso a um acervo cultural inestimável e a realização de eventos de inegável valor ligados ao miniaturismo

Rosa Maria Meier (tinnylougmailcom)

Anônimo disse...

Este acervo deve ser preservado!
Virginia Rodrigues

Anônimo disse...

Como todos dizem espero que as autoridades, se conscientizem que, este atelier,é um espaço artistico, cultural e histórico em São Paulo, já visitei e participei de encontros por lá e me emocionei como muitas outras pessoas, nós voltamos a reviver o passado, a nossa história (da infância até a nossa velhice) e vem de tempos remotos, de reis e de rainhas, para os filhos e para eles também, são obras de arte, AJUDEM ESTA CAUSA
Mary Célia - São José dos Pinhais - Pr

Jane Gariba disse...

É impossível que nada possa ser feito para preservar este rico acervo que só agrega ainda mais valor à Arte Brasileira. É o miniaturismo brasileiro que clama por preservação e reconhecimento.
Jane Vieira Gariba - Laguna SC

Anônimo disse...

NOSSO PATRIMONIO HISTORICO E CULTURAL!!! DESAPROPRIAR ESTE É IMOVEL SERÁ UMA DAS MAIORES INJUSTIÇAS COMETIDAS A SÃO PAULO!!! MUDEM O PROJETO, NÃO SERA NECESSARIO MUITA MUDANÇA, APENAS AGREGAR ESTE PATRIMONIO CULTURAL A ESTAÇÃO DO METRO, COM CERTEZA SERÁ UM COLIRIO AOS OLHOS DOS PASSANTES DIARIOS DESTA ESTAÇÃO!!!

ELIZABETH REGIANI MURTA

Anônimo disse...

Venho através desse email, solicitar aos senhores responsáveis pelas obras do metrô linhas 5 lilás, informa-lhes que o que vocês pretendem fazer com a demolição do imóvel na Rua Prof. Dr. José Marques da Cruz, nº 49.de Sr. Expedito Assis no Brooklin é um totalmente uma loucura, como vocês podem destruir imóvel daqueles por causa de uma linha de metrô. Todo aquele imóvel, todas aquelas obras de arte, toda cultura, tudo que existe ali dentro não pode simplesmente sumir assim dali como um nada, com uma simples demolição. Como os Srs. mesmo poderam constatar com seus próprios olhos e viram que aquele imóvel é um encanto, um sonho para qualquer ser humano que tem coração e que tem alma. Ali deveria virar patrimônio histórico, porque aquela casa tem muita história para se contar. Eu moro em Salvador e sempre que vou a São Paulo tenho que vistar o imóvel, porque quando entro e vejo as obras de arte, as miniaturas, toda arquitetura da casa que foi planejada durante anos.

Walney Silva

Anônimo disse...

Nao desapropriem da casa Pepp & Orsdom, e uma maravilha, e e o paraiso das miniaturas, foram anos de dedicação, e um acervo maravilhoso.

adriana bernes assegava

Anônimo disse...

Merecemos respeito!

Ana Paula Barbalho de Vasconcelos

Anônimo disse...

É MUITO IMPORTANTE SALVAR ESSE IMÓVEL, POIS ALI ENCONTRA-SE A HISTÓRIA DE 2 VIDAS ÍMPARES DEDICADAS INTEGRALMENTE A ARTE DE MINIATURISMO. POR FAVOR AJUDE-NOS A PRESERVÁ-LO.

MARISE QUADRIO TEIXEIRA

Anônimo disse...

Em defesa da arte no Brasil!

Cristina Freitas

Anônimo disse...

A miniatura no Brasil é ainda incipiente mas não inexistente!

Vera Cecilia Miessva Rastelli (verarastelliterracombr)

Anônimo disse...

É preciso salvar o acervo de alguma maneira! A cultura é fundamental!

Regina Passy Yip

Anônimo disse...

Lamentável como nosso país tem o dom de não valorizar sua cultura, seus artistas, suas obras...

Andrea Damas Neris (Zyg)

Anônimo disse...

Gostaria de contar com a real sensibilidade dos órgãos competentes e com toda sua boa vontade para que seja cancelada essa desapropriação, por se tratar de um local histórico na cidade de São Paulo, o acervo cultural que se encontra nesse endereço é de valor inestimável, além do imóvel ser o berço da Arte das Miniaturas no Brasil, não medirei esforços para ir a luta por uma causa que me parece muito justa. Roberto Ferrés/SP

Anônimo disse...

Preservar este acervo é preservar e difundir a cultura!!!

Luiz Carlos de Espindola

Anônimo disse...

Trata-se de necessidade de tombamenmto e não demolição ... visite e confira.

Vanir Alvim

Anônimo disse...

O progresso se faz necessário para o conforto da sociedade, porém deve-se viabilizar formas de não perdermos patrimônios culturais de tão grande valia.

Nestor Augusto de Souza Baptista

AFFETTO disse...

Ok,

Está aí em baixo uma lista de e-mails, par todos os orgãos relativos ao assunto e outros nem tanto,mas alguém há de escutar.
São eles :
'ouvidoria@comunicacao.sp.gov.br'; 'secretario@cultura.sp.gov.br'; 'infoeducacao@educacao.sp.gov.br'; 'ouvidoria@selt.sp.gov.br'; 'justica@justica.sp.gov.br'; 'imprensa@imprensaoficial.com.br'; 'artesp@ouvidoria.sp.gov.br'; 'ouvidoria@sutaco.sp.gov.br'; 'memorial@memorial.sp.gov.br'; 'afernandes@al.sp.gov.br'; 'brunocovas@al.sp.gov.br'; 'mzerbini@al.sp.gov.br'; 'santoamaro@prefeitura.sp.gov.br'; 'gabinetedoprefeito@prefeitura.sp.gov.br'; 'assuntosmetropolitanos@prefeitura.sp.gov.br'; 'cultura@prefeitura.sp.gov.br'; 'smegab@prefeitura.sp.gov.br'; 'esportes@prefeitura.sp.gov.br'; 'sehabgab@prodam.pmsp.sp.gov.br'; 'siurb@prefeitura.sp.gov.br'

Basta, expressar aquilo que sentimos a respeitoe pedir uma solução real e satisfatória.

Anônimo disse...

Fazemos um apelo para que os coordenadores do projeto da nova linha do Metrô (linha liláz), integrem o imóvel cito à Rua Prof. Dr.José Marques da Cruz,nº 49, ao projeto da referida linha. Sabemos que a cultura brasileira é pobremente preservada, sendo assim, precisamos tomar providências para a reservação e conservação de nossa história.

Nós cidadãos, estamos tomando uma atitude que deveria vir das autoridades governamentais, dando assim, o exemplo de civilidade e cultura, pois um país sem história não existe e não é respeitado.

Precisamos ter a visão do progresso verdadeiro, onde mais do que nunca se faz uma democracia.

Devemos crescer aos olhos do mundo não só financeiramente, mas culturalmente, sendo que quanto mais culto um povo é, mais ele cresce, se desenvolve e menos marginalidade e pobreza restarão para as próximas gerações.

Que a Democracia e a Justiça se façam. Grata.

Roseli R.M.Gambini Pereira

Anônimo disse...

Um lugar maravilhoso como o Atelier Pepp e Orson, com suas inúmeras obras de arte, que contam histórias de tempos e espaços, enriquece a vida dos cidadãos e contribui para a preservação da memória da nossa gente.
Estive lá por 2 vezes e fiquei encantada com o acervo e arquitetura do local.Que o processo de desapropriação seja revisto e que o local possa ser preservado integralmente!

https://minimundomania.blogspot.com.br disse...

Ainda não conheço o atelier destes grandes mestre,mas tenho lido muito sobre eles e sua arte.Seria maravilhoso um museu de miniaturas,mas acho que temos de pensar nos mestres,pois são anos de trabalho e dedicação.Espero que o governador reveja sua decisão e que tudo seja feito da melhor forma possível para eles e para o miniaturismo.Se o atelier for destruído,será perdido um grande patrimonio artítico e cultural.

Unknown disse...

Palavras perfeitas, assino embaixo...

Anônimo disse...

Oi Amigos,

Em primeiro lugar quero agradecer a todos voces que estão me dando esta força enorme e demonstrando este imenso carinho e amizade.

Hoje foi um dia super corrido aqui em casa pois como já estava previsto, mesmo antes de acontecer tudo isto, eu iria receber hoje no Atelier, um grupo de 36 pessoas que vinham de Juiz de Fora(minha terra) , fazer um circuito cultural a São Paulo e visitar e conhecer o Atelier estava no roteiro deste circuito.

Nesta confusão toda, de organizar o Atelier para recebe-los e ainda preparar um jantar para eles, chega aqui em casa uma pessoa enviada pela Secretaria da Cultura. Ela se chama Juliana e veio com o despacho do Secretário Adjunto da Cultura, conhecer o espaço devido a tantos e-mail que eles tinha recebido. Não preciso dizer pra vcs que ela ficou sem palavras quando entrou aqui em casa. Ela chegou aqui em casa às 10:00 hs e saiu às 14:00. A cada ambiente que ela e entrava e via as miniaturas e as obras de arte ela se emocionava muito! Tirou muitas fotos, fez varias anotações para preparar um relatório da visita para ser encaminhado ao Secretário da Cultura. Comeu doce de mamão...aquele que vcs já conhece,,,! Apaixonou por tudo! Disse que iria falar com os superiores dela que era impossível descrever num relatorio ou mostrar em fotos, o que ela tinha visto aqui, que eles tinha que vir visitar o Atelier. Ela foi muito legal! Acho que os nossos e-mail ja estão surtindo efeito! Tomara que outros orgãos que tb tenham recebidos esses e-mail, venham nos visitar, pois sei que todos eles se apaixorarão pela nossa arte e possam juntos brigar por esta causa!

Obrigado a todos! Assim que eu tiver mais alguma novidade escrevo pra vcs.

Abraços,
Pépp&Orson

Anônimo disse...

Há a necessidade da manutenção no novo projeto ou preservação deste atêlier devido a sua produção com seu caráter único de manifestação artístico e cultural.

Marcos Peruzzi (arquiteturamarcosperuzzicom)

Anônimo disse...

Este Atelier é de extrema importancia para a cultura de nossa cidade. Por isto deve ser preservado e até mesmo incorporado a um projeto cultural de exposiçao permanente do Metro.

Luiz Cavalcante

Anônimo disse...

O clima, as pessoas e tudo o mais do Atelie do Pepp&Orson transmitem às pessoas que os visitam algo que é indescritível. Só vendo para sentir e ver todas as maravilhas que magicamente são cultivadas no atelier. Álias, achei um adjetivo bom... O lugar e as pessoas são mágicas...

Olga Regina S A Andrade

Anônimo disse...

Prezados senhores,Tomamos conhecimento do decreto nº54069 de 27/01/09, assinado pelo Exmº. Vice Governador Alberto Goldman sobre a desapropriação da residência do Sr. Expedito Assis, localizada na Rua Prof. Dr. José Marques da Cruz nº49-Brooklin- SP. Neste endereço está a Casa de Cultura do Miniaturismo.Lamentamos profundamente a decisão tomada e, manifestamos total repúdio; não pela obra a ser realizada, mas sim por conta da destruição cultural e artística que se dará considerando o que esta residência contém em seu interior. Este espaço que é destinado à arte e à cultura, centralizador de reuniões e que contribui para preservação do miniaturismo no Brasil sem ajuda governamental.Acreditamos que era de total desconhecimento das autoridades competentes o acervo cultural que reside nesse endereço e principalmente como à arquitetura deste imóvel se moldou a esse acervo. atenciosamente

Ivani Grande

Anônimo disse...

Esta casa abriga um acervo cultural de valor incalculável! Vamos incentivar a cultura neste País. Preservem o Atelier de Miniaturas Pepp & Orson.

Elisabet Facchini

Anônimo disse...

Por tudo que aquela casa, seus pertences e seus proprietários representam para mim e para minha família, sou totalmente a favor da preservação de um patrimõnio que foi construido com muito trabalho e amor.

Giuliane Moreira Neves Castela

Anônimo disse...

O imovél deve ser preservado não só pelo que é , mas pelo que representa. Espero que os orgão competentes viabilize maneira de preserva-lo.

katia lima

Anônimo disse...

Sem dúvida alguma esse atelie deve ser preservado! A arte no Brasil já tem uma dificuldade imensa de se difundir, se mostrar e ser reconhecida! E quando é, muitas das vezes não ganha a importância devida dentro do próprio país! Como nesse caso, onde estamos falando de reconhecimento mundial, com peças únicas, uma história... e não é qualquer história, se trata do começo da difusão dessa arte deslumbrante chamada miniaturismo! Onde é necessário dôm, habilidade, paciência... Mas o que é isso tudo, quando se trata de interesses públicos! O que são 30 anos de luta? O que é um atelie, com "simples" miniaturas diante do progresso? Espero veementemente que consigamos vencer essa luta! Lembrar a nossos governadores que não somos nada sem nossa história, nosso passado. Claro que não devemos viver nele, mas podemos fazer dele parte do nosso futuro!!! BOA SORTE A ARTE!

Alexandre Pavam

Anônimo disse...

Todos nós precisamos, de uma maneira ou de outra, impedir a desapropriação de uma obra de arte que é a Casa de Miniaturas de Pepe de Assis !!! Vamos nos unir pessoal !!!!!

Marcelo Moreira

Anônimo disse...

Conheço esse atelier e as pessoas que trabalham nele. Realmente o que é feito lá são obras de arte de muito bom gosto e com muita dedicação. Gostaria que todos que assinassem esse blog conhecessem o local, mas se isso não for possível, cooperem com suas assinaturas porque vamos preservar uma parte absolutamente preciosa de nossa arte.

Léia Medrado

Anônimo disse...

Atelie Pepp&Orson, Este miniaturista, é um grande artista, que trabalhos maravilhosos, reconhecidos a nivel internacional. E faz parte da cultura de São Paulo, diria do mundo!!!

Natilde Andrade

Clara Obelenis disse...

É incrível como uma canetada burocrática passa por cima de uma história de vida. Sentimos isso na carne agora, por causa da linha lilás, que vem na região da vila mariana desalojando escolas e clínicas para colocar no lugar poços de ventilação. Sendo que no trajeto tem terreno desocupado. Estamos questionando o metrô amigavelmente, ainda é recente e não temos resposta.

Como vai o seu movimento? Teve algum resultado?

visite o blog: http://comitemauricioklabin.wordpress.com/relatorio-elaborado-por-moradores-da-regiao-analisando-o-tracado-das-desapropriacoes-e-sugerindo-uma-solucao-alternativa/

Abraço, e boa sorte!

Casita Mini disse...

Espero que las autoridades se lo piensen y puedan seguir contemplando sus maravillas
Nuria