terça-feira, 7 de julho de 2009

Reproduzindo peças interessantes!




Um passeio despretencioso por uma cidade próxima de onde se mora pode trazer novas idéias criativas para o trabalho do miniaturista. Foi isso o que aconteceu com a artista plástica e miniaturista Regina Nachtigall, que hoje desfila por nosso Museu Virtual com uma de suas inusitadas reproduções!

"Esta miniatura é a reprodução de um banco de Confissionário. Foi fielmente reproduzida a partir de um móvel que existe numa capela na cidade de Embu", conta a criadora que utilizou madeira cedro, muito comum entre os que se aventuram pela miniaturização de móveis. "Todas as peças foram cortadas na serra tico-tico e depois arredondadas e lixadas à mão".

Regina Nachtigall iniciou sua experiência com o miniaturismo ao estudar, na cidade de Amsterdã, na Holanda, a história da miniatura no Museu chamado Rijksmuseum. Lá, acredita ter aprendido "a importância histórica da miniatura como registro de uma época", o que explica muito de seu carinho especial pela movelaria miniaturizada com boa parte de seus trabalhos concentrados em peças datadas.

Depois, trabalhou com Fulvio Nanni Jr., quando começou a fazer as primeiras reproduções das peças do designer seguindo suas técnicas de movelaria.

A experiência que adquiriu culminaram em um atelier de miniaturas onde ministra aulas atualmente: "Eu gosto de dar aulas, quero continuar formando novas gerações de miniaturistas! (...) as aulas de miniaturas me obrigam a estar sempre pesquisando materais, ferramentas e descobrindo novas técnicas", diz a miniaturista.

E completa: "Para todos nós, a aula é uma terapia, que ajuda a controlar a ansiedade pelo puro prazer da realização. A cada peça finalizada temos um real retrato da alma!"

Quer ver seu trabalho publicado no Nação Minimaníaca blog? Entre em contato pelo e-mail edie_brazil@yahoo.com.br!

2 comentários:

Mimos da Leila disse...

Eddie estou anciosa aguardando por sua aprovação, por favor me deixe fazer parte desde mundo maravilhoso...


Leila

Edie BRazil disse...

Oi Leila!
Desculpe a demora!!! Mas aprovei sua entrada no grupo hoje! Não deixe de preencher o cadastro no endereço que você vai receber junto com as boas-vindas que o Yahoo manda pra você, ok? Grande abraço e seja bem-vinda!