quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cadeiras em Miniatura: obras de arte em tamanho reduzido!


Apaixonados por miniaturas se encantam com qualquer objeto que tenha sido reduzido artesanalmente ou industrialmente, sem dúvida, mas existem preferências pessoais que guiam os colecionadores.

Pessoalmente, gosto muito das miniaturas em escala 1/12 (tipo doll's house). Contudo, as miniaturas de cadeiras também me encantam grandemente! Por este motivo, vamos falar um pouco sobre este assunto de vez em quando aqui no Nação Minimaníaca Blog.

A cadeira é um objeto que, além de necessário ao dia-a-dia, dá asas à imaginação dos criadores há séculos! Muitos designers tornaram-se famosos e emprestam seus nomes a peças que atravessam o tempo sendo notadas. Sem sombra de dúvida, verdadeiras obras de arte!

Pra começar, gostaria de indicar um livro que tenho e que é um guia de referência para os que se interessam pelo assunto: 1000 Chairs (1000 Cadeiras) da Editora Taschen, compilado por Charlotte J. Fiell e Peter M. Fiell. São mais de 600 páginas ricamente ilustradas e pode ser adquirido no Brasil, em sites do meio, por cerca de R$60,00.

Um comentário:

Wilson Rodrigues disse...

Ola sou miniaturista!
Alem de moveis clássicos em miniatura também faço cadeiras com os modelos tirados do livro 500 chairs que na minha opinião é o melhor ! E já fiz varias deste livro e duas de carlos motta - flecha e estrela sendo as duas para ele que foram presenteadas por um cliente.
meu trabalho pode ser visto em www.dejominiaturas.blogspot.com as cadeiras aos domingos na feira de arte do parque Trianon em frente ao Masp na av paulista.
parabéns pelo blog muito interessante!

Att.
wilson rodrigues