segunda-feira, 31 de agosto de 2009

E como são produzidas as cadeiras do Vitra?



A história sobre a produção das cadeiras em miniaturas do Vitra Design Museum une dois países. De um lado, a abertura e o desenvolvimento da Alemanha expressado por meio das atividades do museu projetado pelo revolucionário Frank Gehry. De outro, a sensação de timidez e o clima fechado que se tem de um país ex-socialista como a Polônia.

As fantásticas miniaturas das cadeiras do Museu Vitra em Weil, junto ao Rio Reno, são produzidas em pequenas fábricas polonesas guardadas em segredo até hoje.

Em Weil, Thomas Schweikert mede o original, reduz os desenhos para a escala 1:6 e especifica materiais. Entre a Alemanha e a Polônia, o funcionário de descendência polonesa Miroslaw Melerski cuida da ligação entre as fábricas de miniaturas e o Museu Vitra.

Depois, as miniaturas se destinam a Londres, Nova York, Paris ou Tóquio, com preços semelhantes a bons exemplares em tamanho real. No fabrico da Thonet n.º 14, por exemplo, tudo se passa como a 150 anos, lembrando o trabalho efetuado no século XVIII.



A madeira é colhida em determinada época do ano para manter uma umidade padrão; depois, tornear, cortar, umedecer, vergar, ajustar, envernizar, polir, envernizar, polir e, prontas para montar. Por outro lado, os modelos que necessitam de parafusos, eles também são produzidos na escala 1:6 cujos modelos podem ter acento para uma Barbie.

(...) “Temos de descobrir cada erro antes do freguês”, diz o gerente da fábrica. Da Polônia, a miniatura sai adequadamente embalada e protegida com serragem. Na Alemanha, ela é novamente examinada. Cada uma delas deve parecer tão perfeita, que se acredita ser a original, reduzida por meio de um “passe-de-mágica”.

Por Ivens Fontoura, designer e crítico de design, para o Portal DesignBrasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois continue, porque seu blog é bárbaro.
Parabens!

Edie BRazil disse...

Ruth,
Muito obrigado pelo carinho! Espero continuar trazendo informação útil para este nosso mini mundo no Brasil!

PMonteiro disse...

bom post! acho que vai gostar de ver este site, é muito original www.bocadolobo.com