sexta-feira, 26 de março de 2010

Nano arte!


Arte, arte, arte... O ser humano é envolvido pela arte desde os primórdios das civilizações. Para algumas pessoas, pensar sobre arte é um grande prazer, para outras, pensar nesta palavra parece algo chato. Estes últimos, talvez pelo fato de nunca terem se dado conta de que arte não designa apenas movimentos e nomes famosos como cubismo, modernismo, Picasso ou Da Vinci.

Estes mesmos seres humanos, na atualidade, estão elevando o conceito de arte a patamares inimagináveis, com o uso de tecnologia, muita inspiração e claro, criatividade infindável!

Um grande exemplo disso é o trabalho de Willard Wigan, um britânico de 53 anos. Seu talento é único e intrigante! "Minha mãe me disse que quanto menor fosse o tamanho da minha obra maior seria o meu nome", contou Willard, ao "Daily Mail".

E é isso que ele vem fazendo ao desafiar o olho humano: a Igreja de São Bartolomeu (na foto), perto de Gloucester, na Inglaterra, foi esculpida num mísero grão de areia! A família Obama; Branca de Neve e os sete Anões; a Estátua da Liberdade, de Manhattan; o Pensador, de Rodin; Marylin Monroe; nada escapa em ser retratado no buraco de uma agulha ou na cabeça de um alfinete!

Sua arte, obviamente, resulta em peças únicas e raras vendidas a valores conhecidos apenas sob consulta, acondicionadas em embalagens igualmente únicas que contemplam vidro especial, lupas e até mesmo microscópios!
Mas Wigan é também um exemplo de superação. Disléxico com dificuldades de aprendizagem desde criança, encontrou na nano arte uma forma de manter-se concentrado em seu mundo. Aos 5 anos, fazia casas para formigas. Com o tempo, passou a fazer-lhes sapatos e chapéus! Incrível, não?

Colaboração: Rodrigo Santos