quarta-feira, 20 de agosto de 2008

E onde colecionar plantas?




Como já dito aqui no blog, uma das coisas que adoro colecionar são plantas e flores em geral. No Brasil, temos miniaturistas que produzem este tipo de peças com grande maestria, não deixando a dever para aquilo que se encontra fora do país.

Mas como expor pecas tão ricas e cheias de detalhes sem que nenhuma delas perca seu brilho? A resposta está no costume europeu e americano de criar plantas em estufas nos jardins das casas!

Também conhecidas como green houses (EUA) ou conservatories (Reino Unido), são a opção ideal para dispor inúmeras peças como um conjunto verde coberto de múltiplas cores!

Pensando nisso, verifiquei que existem modelos básicos largamente utilizados por colecionadores de miniaturas em todo o mundo. Decidi que queria algo diferente e parti para fazer meu próprio projeto.

Neste projeto precisei adequar o espaço disponível em frente à minha casa de bonecas (no jardim que fica no andar térreo) e; a altura possível, considerando que existe a porta da casa (que se abre como um armário de cozinha, protegendo o primeiro, segundo e terceiro andares da casa) e, quando aberta, passa por cima da estufa.

Complicado? Verdade... Mas ainda compliquei mais ao projetar um telhado para a estufa que tivesse 2 águas em posição diagonal, de forma que quando pronta, não parecesse uma caixa retangular.

Não foi fácil achar quem acreditasse ser possível construir isso de forma artesanal, mas tive o apoio da miniaturista e artista plástica Regina Nachtigall, de São Paulo, que fez um piloto no computador pra que pudéssemos ver a estufa montada em papel até conseguirmos acertar todos os detalhes.

Uma vez que tínhamos certeza de que era possível, partimos para a construção em madeira. Foram dias entre medir, lixar, cortar, testar, encaixar e colar! Veja nas fotos acima, o início deste processo.

Nenhum comentário: