quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A vitrine do bom gosto...


A sala de jantar, para a família vitoriana, além de ambiente de confraternização familiar, servia como vitrine do bom gosto ali residente, vez que as visitas eram convidadas a este espaço para jantares ou brunchs no meio da tarde.

Desta forma, não era difícil encontrar detalhes de decoração com bastante requinte como esculturas em mármore ou cobre com diversos acabamentos ou ainda, um relógio de mesa todo talhado em ouro como representei na minha casa.

Outros objetos tipicamente exibidos nesta área da casa eram as pratarias, louças, bibelôs em geral, porcelanas, peças em cristal, entre outros. Estes objetos buscavam, além de enfeitar os ambientes com sofisticação, mostrar aos convidados a valoriação da família sobre outras culturas distantes.

Dependendo do tipo de trabalho desenvolvido pelo patriarca da casa (como empresários mercadores), era possível que parte destes objetos tivessem sido comprados pessoalmente em outros lugares do mundo, o que dava extremo prestígio, consideradas as dificuldades em se realizar viagens internacionais à época.

As esculturas que se podem ver na foto são de um especialista em ourivesaria brasileiro e o relógio banhado a ouro 18K é entalhado à mão e vem de Toledo, na Espanha, onde este tipo de trabalho á bastante famoso e típico.

Nenhum comentário: