sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que se sabe sobre o início do hobby das Casas de Bonecas?






Vamos falar um pouco sobre história? O Nação Minimaníaca blog quer ajudar você a conhecer melhor a origem do hobby que, aos poucos, conquista o Brasil!

Com traduções exclusivas de informações pesquisadas, você estará sempre por dentro de tudo.

Começaremos com os anos 1890, falando sobre casas de bonecas dobráveis:

A casa de bonecas dobrável McLoughlin, de 1894, ilustra o princípio deste hobby, caracterizada pela manufatura de brinquedos que antecede o século 20 a partir de uma fabricação industrializada, um atrativo para a classe média e a facilidade de transporte.

Neste caso, os quatro cômodos articuláveis e andares correspondentes podiam ser dobrados para caber em uma caixa plana de apenas 33 x 33 x por 2,50cm aproximadamente.

Os materiais eram leves: litografia colorida sobre papel colado em cartão com dobradiças de tecido vermelho. Localizada na cidade de Nova York, a empresa fabricava brinquedos a partir de finais dos anos 1850 e casas de bonecas a partir de 1875 até o início do século 20.

As crianças da época, sem dúvida, apreciavam o realismo e alta qualidade da mão-de-obra nas paredes e acabamento dos pavimentos - fatores que também atraem hoje os adultos colecionadores que podem decidir incorporar mobiliário de ferro e madeira do período a estas raridades.

As paredes eram de 12 polegadas e pareciam aceitar itens variando de pouco menos a um pouco mais que a escala 1:12. Os pavimentos originais eram brilhantemente concebidos e coloridos para representar tapetes, carpetes, parquetes e azulejos. Na verdade, a impressão é de vivas cores contradizendo o estereótipo "marrom" das décadas do final do século 19.

A noção de objetos tridimensionais retratados sobre uma superfície plana continua durante todo o século 20, por exemplo, em casas de bonecas suburbanas feitas em aço da década de 1950. Nos ambientes McLoughlin, a colocação de mobiliário de altura contra as paredes não parece adequado, bem como qualquer coisa que necessite de ser pendurada nas paredes.


Artigo e fotos de Jennifer McKendry para o About.com
Tradução e adaptação de Edie Brazil para o Nação Minimaníaca Blog

Um comentário:

Sarayu Artes disse...

Adorei!
De um conteudo maravilhoso, fantastico.
Parabens.