sábado, 27 de outubro de 2007

Miniatura de trem anda por 101 metros de trilhos


Levar o minério extraído das jazidas de Minas Gerais até o porto de Vitória foi o sonho que mineiros e capixabas transformaram em realidade no século passado.

Hoje, a sede da antiga estação ferroviária Pedro Nolasco, construída em 1927 seguindo os estilos neoclássico e art nouveau, no bairro de Argolas, no município de Vila Velha foi convertida em museu e guarda as lembranças do período em que a ferrovia teve importante participação no desenvolvimento dos dois Estados.

A grande atração do museu está no último piso, onde uma gigantesca maquete de 34 metros quadrados simula a estrada de ferro, que começa em Itabira, Minas Gerais, e termina no porto de Vitória, Espírito Santo.

Nela, um trenzinho circula por 101 metros de trilhos, entre 740 árvores e 370 bonecos. A maquete também apresenta o processo de estração de minério, o carregamento e o descarregamento de vagões e de navios, indústrias, montanhas, vales, cidades, vilas, estações e o próprio Museu.

Museu Ferroviário Vale do Rio Doce - Funciona de terça a domingo, das 10h às 18 h, exceto na sexta-feira, quando está aberto das 12h às 20h. A entrada é franca.

Pátio da Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n-Argolas
CEP:29.114-670- Vila Velha-ES
Tel:3246-1443

Mais informações:


Nenhum comentário: