quinta-feira, 12 de novembro de 2009

E o Slinkachu continua aprontando em miniatura!

Projeto Little People propõe reflexão acerca da solidão e insignificância do homem que vive nas grandes cidades

Você já sentiu pequeno nesta cidade gigantesca? Tão pequeno e impotente que parece que toda sua vida, sua rotina e hábitos são insignificantes? Foi pensando nesta sensação que o artista Slinkachu decidiu reproduzir algumas cenas do cotidiano comum do ser humano do século XXI em miniatura.

Ele deu início ao projeto chamado Little People Project em 2006, quando começou a esculpir diversas cenas com minipessoas, minisacolas de mercado, miniárvores, ministudo que, ao serem colocadas em ambientes comuns e depois fotografadas, são de um realismo incrível que revela o lado insignificante das nossas ações diárias, de maneira que chega a ser engraçado perceber que nossas atividades e as cenas que vemos no dia a dia, quase todas elas, são repetidas por todos em todos os cantos do globo.

A meta do trabalho é justamente propor a reflexão sobre a solidão e a melancolia da vida nas grandes cidades nos dias de hoje. Ao olhar as miniesculturas fotografadas em close, quase não percebemos do que se trata. Por um segundo é perfeitamente compreensível que achemos que tudo não passa de um belo retrato da vida comum do homem, até que na seqüência de imagens o ângulo da foto seja ampliado e a distância evidencie esta nova cena e - claro - a arte final de Slinkachu.

O interessante é que o artista deixa todos estes bonecos fofinhos no mesmo local onde foram fotografados - ou seja, a qualquer momento, se estiver atento, você pode encontrar com um deles por ai. “Quero que as pessoas sejam capazes de perceber estas pessoas tão pequenas e que sintam empatia por elas”, diz.

Parte do trabalho foi condensado no livro Little People in the City: The Street Art of Slinkachu, que está a venda na Amazon.
Por Maria Beatriz Gonçalves para a Revista Criativa, Ed. Globo.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.