sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Mas e como se faz aquela marchetaria mesmo?


E na hora de cuidar do piso do ambiente? São muitas as opções possíveis, desde a impressão de imagem que imite piso, colagem de pastilhas tipo mosaico, até marchetaria.

Neste caso optei pela marchetaria que me foi ensinada em um workshop, utilizando um motivo que é bem simples de se fazer.

Basta utilizar 2 cores contrastantes de lâminas de madeira. Elas são facilmente encontradas em marcenarias ou lojas que vendem madeira. Muitas vezes até se conseguem umas sobrinhas sem pagar nada, sendo que na miniatura estes restos são valiosos!

É preciso passar fita crepe em toda a extensão da lâmina para que, ao ser cortada com o estilete, não rache em nenhum ponto, tornando a parte rachada inútil. Cortei então os pequenos retângulos com o auxílio de um estilete e de uma régua de metal.

Depois foi só juntar as madeirinhas com fita crepe no verso, formando o mosaico que mais agradou (ou que mais pareceu fácil para iniciar-se nesta difícil arte da marchetaria). Claro que quanto menores as peças, o nível de dificuldade deste trabalho aumenta proporcionalmente. Mas pronto!

Por fim, foi só cortar este mosaico de lâminas de madeira no tamanho do piso do ambiente...

2 comentários:

Nina disse...

Querido! Seu brechó vai a passos largos! Minha lojinha está meio devagar, mas não parada. Adorei seu piso. Muito charmoso. E o blog tá lindésimo. Beijo

Edie BRazil disse...

Nina,
Enquanto não empaca a gente vai tentando manter o rítmo, né? Brigadão por acompanhar o blog!