sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ela esqueceu isso aí?



Voltando a falar um pouco sobre ambientação de objetos na miniatura, escolhi essa foto que tirei da cozinha da minha casa de bonecas.

Repare: as cadeiras foram dispostas assimetricamente e uma sacola de compras está sobre uma delas.

Essa disposição proposital se pauta na idéia, já tão falada em nosso blog, de fazer parecer que alguém passou por aquele ambiente e ainda está por perto.

Sobre a mesa, estão frutas, ovos, flores... a imaginação do expectador pode criar diferentes estórias sobre o que teria acabado de acontecer: ela comprou flores, talvez tenha acabado de chegar da mercearia ou está de saída para comprar algum item que falta para uma receita?

Aliás, outro detalhe que merece destaque é esta miniatura tão detalhada feita por uma miniaturista de São Paulo que traz uma tábua de madeira com uma receita de torta de maçãs verdes em andamento. Por si só, a magia do movimento e da imaginação está nela contida, não acham?

2 comentários:

Leo Furtado disse...

Olá Edie!
Boa dica para quem gosta de criar...
Às vezes as peças são colocadas rigorosamente simétricas (cadeiras, mesas, estantes, quadros,etc) e isso acaba deixando o ambiente monótono (não permite muitas "viajens" para quem está observando. Uma bagunça bem pensada certamente dará um ar de vida na cena.
Abraço

Edie BRazil disse...

Ah Leo! Essa dica também é bastante baseada no seu trabalho que eu me atreveria a chamar de "caos harmonioso"! Admiro muito as pessoas capazes de criar em cima do movimento que a peça pede...

Um abraço e muito obrigado pelo comentário!