quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Miniaturas comemoram o aniversário da grande metrópole paulistana!


Dia 25 de janeiro foi aniversário da cidade de São Paulo, data em que completou 456 primaveras! Falando nisso, nada melhor que algumas miniaturas para comemorar o dia especial!

Quem nos dá o prazer de conhecer sua arte é a moradora do Jardim São Roque, na capital paulistana, Maria Clara Fragoso de 55 anos. Ex-professora de educação física, descobriu sua paixão por miniaturizar edifícios em 1977 a partir da criação de um pequeno casario por ela imaginado.

"Espátulas de todos os tamanhos e tipos, tintas, fotos e pinturas antigas da cidade convivem com miniaturas de cartões-postais como o Pátio do Colégio, a Catedral da Sé, o Largo São Francisco e o Mosteiro de São Bento", conta Edison Veiga para o Estadão sobre o ateliê da artista.

Maria Clara é auto-didata e preocupa-se com o contexto histórico dos edifícios que miniaturiza. As peças são esculpidas em argila, o que leva cerca de 4 horas ao som de música clássica, depois vão ao forno e por fim são coloridas à mão. Suas miniaturas são vendidas em 10 pontos pela cidade e custam entre R$130 a R$350. "Minha missão é resgatar a memória arquitetônica de São Paulo", repetiu como um bordão para o repórter do Estadão.

Sua técnica hoje é passada adiante em seu ateliê com aulas particulares.

Nenhum comentário: