segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

A arte de miniaturizar nos permite ser livres


"Hoje levantei e aqui com "meus zipers" fiquei pensando , o que eu gostaria de desejar a você neste final de ano... felicidade, alegria, concretização de sonhos... tudo isto não é o suficiente para expressar o que sinto , acho que o que mais quero para você miniaturista é incentivá-lo a continuar nesta arte.

O que nos une ? O que caracteriza este grupo ? Será que apenas nosso gosto por miniaturas? Acho que não , o que nos une é que nós ousamos sonhar os sonhos de Deus... Em cada peça que confeccionamos , cada ambiente que montamos estamos indo além de "brincar de casinha" estamos criando , e lembremos que o dom da criação vem de Deus. É algo sublime e encantador vermos concretizado nossos sonhos.

A arte de miniaturizar nos permite ser livres , livres para criar , creio que por isto muito de nós não gosta de fazer coisas pré determinadas , projetos formatadinhos , vivemos em um mundo " real " cheio de regras e leis, onde tentam a todos custo nos controlar , e por isto não permitimos que nosso " mundinho " seja invadido por elas ou controlado por outros.

Um dia uma amiga me disse , " todo miniaturista é um controlador " realmente ela tem razão porque quando fazemos nossas obras , trazemos para o real algo que existe apenas no nosso pensamento e vamos peça a peça construindo nosso mundinho , mas quando levamos isto a público , nossas obras prontas , aí este " nosso mundinho " faz com que outras pessoas se permitam sonhar .

Meu amigo e minha amiga , ser miniaturista é viver na " contra mão " , enquanto no mundo as pessoas vão cada dia mais se contaminando pelo " tem que ser assim " nós aqui do outro lado dizemos , olha não tem que ser assim , pode ser como você sonhou , este sentimento nos transforma em pessoas ousadas, ah! sim, para ser miniaturista temos que ser ousados.

(...) Resumindo , passo a você o slogam que usamos na nossa exposição: o miniaturismo é “O momento histórico sendo cristalizado através do olhar mágico e detalhista do miniaturista , encantando e proporcionando uma nova ótica de observar o cotidiano”.

Muitas pessoas com coragem vieram antes de nós e começaram a desbravar este caminho , nós continuamos , sem saber ao certo que virá depois de nós, mas creia muitos e muitos virão. 2008 será um ano diferente para o miniaturismo pois sonhos que tivemos no passado e mantivemos se concretizará e você faz parte dele .

Não desista jamais , porque você é um escolhido para sonhar o sonho de Deus. "

Jussara Teixeira (miniaturista de Ribeirão Preto/SP, organizadora de exposições do miniaturismo no interior paulista)

Imagem: Autor desconhecido

Nenhum comentário: