segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Vai pro fogão, dona Maria!


Cuidar de afazeres domésticos neste período não era tarefa fácil! Na cozinha da minha casa um pouco disso está representado, como se pode ver na imagem acima.

O fogão, geralmente feito com materiais metálicos (como ferro fundido) era aquecido com o uso de lenha, o que obrigava a mulher a ir à procura de madeira para queimar quase todos os dias. Além disso, era necessário limpar diariamente as cinzas que sobravam em seu interior. E claro, pequenos acidentes como queimaduras eram muito mais comuns.

No inverno a lenha enxuta ficava cada vez mais rara e era preciso cozinhar com as tais máquinas de petróleo (uma espécie de lamparina gigante que funcionava com o uso de querosene), então, imagine o cheiro na cozinha e consequentemente, na comida!

Mas este cheiro era apenas um dos problemas! Os fogões à lenha expeliam fumaça dentro da casa, o que causava inúmeras doenças respiratórias em quem se prestava a ficar na cozinha durante muito tempo, como asma, bronquite e rinite alérgica, por exemplo, além de irritar constantemente os olhos.

Por outro lado, o antigo fogão fornecia água sempre aquecida à casa, pois existiam compartimentos especiais com esta finalidade nele e, também mantinham parte da casa aquecida durante o rigoroso inverno.

Nenhum comentário: