domingo, 2 de dezembro de 2007

Lugar de mulher, é na cozinha?


Bom, se a cozinha for aconchegante como esta... mas a verdade é que à época vitoriana, as mulheres inglesas não tinham muita escolha, possuíam uma rotina que passava entre cuidar dos filhos, da cozinha e do marido.

Esta é a cozinha da minha casa que fica no andar térreo e pode ser admirada ao se abrir uma porta lateral da casa. Apenas os 2 cômodos do andar térreo são vistos assim, pois os demais são vistos ao serem abertas as portas frontais (como num armário de cozinha).

À direita está o fogão com algumas panelas, já sugerindo que é hora de preparar a refeição. É provável que uma família que vivesse numa casa como esta tivesse uma empregada doméstica ou babá para auxiliar no trabalho geral e que esta profissional dormisse no local, apesar desta casa não contemplar este tipo de dormitório.

Ao fundo, podemos ver o cadeirão do bebê e o armário que serve tanto para guardar louças e talheres quanto para guardar mantimentos. Ao lado do armário já se pode ver a passagem para o comôdo ao lado, bem como a porta de acesso ao jardim.

À esquerda da imagem está a mesa de apoio. Nela, flores a serem arrumadas no vaso para enfeitar a casa e o preparo de uma deliciosa torta de maçãs verdes dividem espaço. Estão também 2 bonitas cadeiras.

Nenhum comentário: