domingo, 25 de novembro de 2007

E o que são estes detalhes na porta principal?


Agora chegamos à fase em que alguns detalhes começam a ser adicionados ao projeto. E são detalhes que fazem toda a diferença pois começam a criar a idéia de uma reprodução que toma vida e não mais a simples junção de vários materiais como madeiras e tintas.
Assim, antes de serem instaladas as portas, foram agregadas algumas peças em metal dourado que são cópias fiéis de peças em tamanho real: a maçaneta, o passador de cartas, a aldrava e o número da casa.
Estes metais receberam banhos de douração como são feitos com as bijuterias de boa qualidade, de modo que tendem a não perder seu brilho ou alterar sua cor ao longo do tempo.
A maçaneta possui o espelho de acabamento bastante trabalhado e o buraco da fechadura realmente existe!
O passador de cartas é composto por 2 peças (fundo e acabamento frontal), então, foi feito um corte na porta e colada cada peça de um dos lados dela de maneira a criar profundidade real no objeto.
A aldrava (Argola ou maça de ferro articulada, por fora da porta, que, batendo nesta, serve para chamar alguém, conf. Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa) também é composta por 2 peças, assim, existe o movimento da argola como numa aldrava real.
E por fim os números, que dispensam maiores explicações!

2 comentários:

Nina disse...

Amei esses detalhes em metal. Principalmente o "detalhe" do número da casa!!! HAHAHA O que são esses detalhes laterais à porta?

Edie BRazil disse...

Os detalhes em metal são muito legais mesmo! Parecem verdadeiras jóias encrustradas na casa. Adoro!

Agora, você é realmente muito observadora! Esqueci de falar dos detalhes da lateral!

São peças em resina que foram pintadas com tinta latex e receberam uma pátina bem levinha de betume só pra realçar os entalhes.