segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Abertura de 'Duas Caras' reúne 1.500 maquetes de favela do Rio



Alta tecnologia para exibir cada detalhe da simplicidade de chapinhas de refrigerantes, retalhos, papelão, pedaços de fios que compõem a favela da abertura de “Duas Caras”.

Primeira abertura feita em alta definição, a vinheta mostra o crescimento de uma comunidade, cercando dois luxuosos prédios high tech, criados em computação gráfica.

Foram 1.500 maquetes que, juntas, ocuparam aproximadamente 64m² do estúdio de filmagens. Além da favela, que vai crescendo conforme os 70 segundos da abertura são exibidos, fotos em preto e branco registram os bastidores do trabalho dos artesãos. Inspirada na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste carioca, a favela da Portelinha é, como a original, uma favela plana e de comércio variado.

"Imagina um terreno baldio, com algumas casa desmontadas, que vai aumentando a quantidade de barracos. Você passeia com a câmera nas ruelas feitas de papelão e vê varais com camisetas de time de futebol, bandeira do Brasil nas janelas e, na cena final, a mão do artista plástico coloca a última peça", conta Hans Donner, que se inspirou no trabalho feito na novela "Selva de Pedra", em 1986.

Foram quase 40 dias entre a encomenda das maquetes à filmagem e a computação gráfica até que tudo ficasse pronto. A idéia surgiu do diretor de arte Roberto Stein, que viu uma exposição de maquetes num shopping carioca e resolveu sugeri-la a Hans. Aí, foi só fazer a 'encomenda' ao artista plástico Sérgio Cezar, que contou com a ajuda de cerca de 10 pessoas de sua equipe, recrutada graças ao trabalho social em comunidades carentes da cidade.

“Esses artistas construíram cada uma das casinhas em miniatura em um clima de descontração tão contagiante, que decidimos mostrar como foi feito esse trabalho na própria abertura, através de fotos. E essa é a primeira abertura feita em alta definição, o que é uma grata coincidência, pois todo esse cenário é muito rico em detalhes, que poderão ser mais percebidos”, explica Hans.

Da Redação da Globo.com

Um comentário:

Anônimo disse...

aACHEI BEM INTERESSANTE ,EU ESTAVA ATRÁS DE COMO CONSTRUIR UMA MAQUETE SOBRE FAVELAS,COM OS MEUS ALUNOS.AGORA JÁ SEI COMO COMEÇAR.