segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

E as louças?



Este armário de cozinha era normalmente chamado de comideiro ou guarda-louça. Não conhecido apenas dos europeus mas também dos americanos em geral, sabe-se que muitas casas no Brasil ainda têm este tipo de móvel bastante interessante.

Usualmente este móvel era utilizado na cozinha das casas para manter as louças organizadas, uma vez que se possuíam os "aparelhos" de jantar ou conjuntos completos de pratos em diversos tamanhos e para diversas utilidades, xícaras, travessas, molheiras, sopeiras, cremeiras, entre outras peças.

Mas fato é que as louças, muitas vezes importadas da Ásia ou de outros países da Europa, sempre foram verdadeiras obras de arte com pinturas feitas à mão e queimadas em processos complexos de fornos de altas temperaturas. Muitas vezes recebiam detalhes em metais preciosos como prata e ouro.

Desta forma, não foi difícil que este móvel aos poucos recebesse local de destaque nas salas de jantar, onde podiam ser exibidas as tão delicadas peças de porcelana com motivos, relevos e monogramas da mais alta qualidade.

No caso do móvel que está na minha casa em miniatura, a peça adquire o caráter tipicamente funcional, pois além de abrigar as louças no ambiente da cozinha, mantém em sua área fechada (na parte inferior) parte dos mantimentos da casa como enlatados em geral. No alto, podem-se ver latas de mantimentos e utensílios de cozinha, bem como em sua lateral direita.

Esta é uma peça considerada pequena (a que está em meu projeto), pois em muitas casas de mais alto padrão era possível encontrar este tipo de armário ocupando uma parede inteira e abrigando conjuntos de mais de 500 peças em porcelana que serviam para todas as ocasiões e para muitos convidados.

É interessante reparar nas gavetas que ficam ao centro do móvel, onde eram guardados os talheres. Talheres estes que, geralmente, também eram obras de arte da cutelaria em metais preciosos como prata e algumas vezes com relevos em ouro ou incrustação de pedras preciosas e semi-preciosas.

2 comentários:

Lilly disse...

Mel Delz, amigo!!! Mega chiquésima a tua louça!!! Pense que já estou imaginando as mini pessoinhas se servindo e adorando o jantar!;)) Beijocas e parabéns!\\o//

Edie BRazil disse...

Lilly,
Esta louça é bem simples, na verdade! Existem louças em miniatura, especialmente a porcelana chinesa, pintada à mão, que é perfeita em todos os sentidos! Custam verdadeiras fortunas e são peças para altos colecionadores.

Mas sempre acredito que a ambientação das peças é tão importante quanto a qualidade delas em si. Com um pouco de pesquisa e paciência, tudo se encaixa perfeitamente!

Obrigado pelo seu comentário!